19/11/2016

Como plantar salsa

Como Plantar Salsa - Como Cultivar

Como plantar salsa
Nome popular – Salsa, salsinha

Nome científicoPetroselinum crispum (Mill.) Nym.

Descrição – É um condimento aromático cujas folhas são ricas em vitamina A. Há cultivares de folhas lisas, crespas e muito crespas. Há ainda variedades para consumo das raízes. A germinação de suas sementes é muito lenta, principalmente se a temperatura for baixa. Para acelerar a germinação, recomenda-se deixar as sementes de molho em água durante uma noite. Prefere solos bem drenados, ricos em matéria orgânica, que devem ser mantidos sempre úmidos.

Cuidados - Cuidados devem ser tomados com as regas, sempre verificando a terra, a planta não suporta solo encharcado. Ao plantar em um vaso, escolha um com aproximadamente 20 cm de altura, com furos no fundo para a drenagem. Encha-o até o meio com uma mistura especial de terra para plantar, um pouco de areia (argila, se puder), estrume de curral. Misture bem, molhe um pouco a terra. Espalhe sementes de salsa sobre a terra, afunde-as na terra, com cuidado e coloque sobre elas um pouco de terra. Coloque o vaso em um local com luminosidade. Ele deve receber luz do sol por no mínimo 4 horas diárias. Você pode plantar salsa em vasos em qualquer mês do ano. Porém, procure evitar fazer o plantio em dias de muito frio ou de calor intenso. Faça uma leve irrigação todos os dias. Novamente, observe para que a terra não fique seca e nem encharcada. Porque, se a terra ficar molhada demais possibilita o aparecimento de fungos. Quando as primeiras folhas aparecerem, você deverá escolher as mudas mais fortes e eliminar todas as outras

Época e regiões para plantio – É uma planta de clima subtropical. Prefere temperaturas amenas, não muito frias, nem muito quentes (em torno de 20°C).

Recomendações de aproveitamento – É vendida em maços, geralmente em conjunto com a cebolinha, conhecido como cheiro-verde. Dá aroma e sabor a diversos pratos, sendo utilizada inclusive para preparação de sucos.

Outros benefícios da salsa

A Salsa Embora tradicionalmente ignorado como apenas um enfeite, a Salsa é um gigante entre outras ervas em termos de benefícios para a saúde, e em quantidades tão pequenas também. Aqui estão seis razões pelas quais uma pitada de salsa não só pode fazer suas refeições mais saborosas, mas também o seu corpo saudável. A salsa ou salsinha é rica em nutrientes, tais como vitaminas e minerais que são excelente para a manutenção de uma boa saúde! A salsa ou salsinha é rica em vitamina A, vitamina B1, vitamina B2, vitamina C e vitamina D. Quanto aos sais minerais a salsa ou salsinha é rica em cálcio, enxofre, ferro, fósforo, magnésio e potássio.

Propriedades

>Benefícios da Salsa Contra o Câncer(Os estudos mostram que miristicina, um composto orgânico encontrado no óleo essencial da salsa, não só inibe a formação de tumor (em especial nos pulmões), mas também ativa o enzima glutationa-S-transferase, que ajuda a glutationa molécula anexar, e lutar contra, moléculas oxidadas. Miristicina também pode neutralizar agentes cancerígenos como o benzopireno na fumaça do cigarro, podendo passar através do corpo, consequentemente, lutar contra o câncer de cólon e de próstata.)

>Propriedades antioxidantes(A Salsa é rica em um arsenal antioxidante que inclui luteolina, um flavonóide que se estende para fora e elimina os radicais livres no organismo que causam o estresse oxidativo nas células.)>Anti-inflamatório(Juntamente com luteolina, a Vitamina C encontrado na salsa serve como um agente anti-inflamatório eficaz no interior do corpo.) >Benefícios da salsa para sistema imunológico(A Vitamina C e Vitamina A encontrada no salsa servem para reforçar o Sistema imunológico) 
>Para o Coração(homocisteína é um aminoácido que ocorre no organismo, ameaça vasos sanguíneos do corpo, quando os seus níveis de tornar-se demasiado é alta. Felizmente, o Ácido fólico (ou vitamina B9) encontrados em salsa ajuda a converter homocisteína em moléculas inofensivas.)

Espécie Início da colheita
Salsa 60-70 dias
Época mais recomendada para o plantio
Sul Sudeste Nordeste Centroeste Norte
Mar/Set Mar/Set Mar/Ago Mar/Ago *
*Não recomendado o plantio

Fonte Embrapa
Share:

0 comentários:

Postar um comentário