13/11/2016

Como plantar quiabo


Como Plantar Quiabo - Como Cultivar


Como plantar quiabo


Nome popular - Quiabo

Nome científicoAbelmoschus esculentus (L.) Moench

Descrição – É um arbusto originário da África, rústico e tolerante à acidez elevada do solo. Seus frutos são ricos em Vitamina A, B1, C. Na véspera do plantio, a dormência das sementes deve ser quebrada imergindo-as em água por 24 horas. O plantio pode ser por semeadura direta ou por mudas. É pouco exigente em água. Frio intenso pode provocar queda de flores e frutos.

Época e regiões para plantio – Exige temperaturas altas e não tolera frio.

Recomendações de aproveitamento – A comercialização deve ser feita imediatamente após a colheita, por ser um fruto altamente perecível. Para aumento da sua vida pós-colheita, deve ser armazenado e transportado sob refrigeração. Geralmente é consumido cozido, refogado ou frito, como ingrediente principal em pratos típicos da Região Nordeste (caruru) e de Minas Gerais (frango com quiabo).


Outros benefícios do quiabo

Reduz o colesterol: a fibra solúvel do quiabo ajuda na redução do soro (mau) colesterol e previne a aterosclerose. Também é bom para a gravidez e desenvolvimento fetal,  pois ajuda no desenvolvimento do cérebro do feto e age na prevenção de abortos espontâneos.


Propriedades:

>Rico em vitamina C e é muito bom para tratar psoríase, acne, prevenir a pigmentação da pele, e outras condições da pele.

>Combate doenças nos órgãos genitais: o quiabo trata distúrbios genitais, como a sífilis, menstruação excessiva, leucorreia, disúria (dificuldade de urinar), gonorreia. Além disso, aumenta a potência sexual.
>Bom para asma: ele pode reduzir os sintomas da asma graças à sua elevada quantidade de vitamina C, seus antioxidantes e suas propriedades anti-inflamatórias.
>Os antioxidantes do quiabo ajudam o sistema imunológico a lutar contra os radicais livres e outras ameaças.
>Facilita a digestão: o quiabo e suas fibras, como a pectina, facilitam o trabalho dos órgãos responsáveis pela digestão.
>É uma rica fonte de proteína: o quiabo é excelente fonte de proteína vegetal de primeira linha e de aminoácidos como triptofano.
>Atua contra a prisão de ventre: o alto teor de fibras e a "baba" do quiabo ajudam a facilitar os movimentos intestinais, funcionando como um laxante suave.
>Possui propriedades probióticas: as boas bactérias do intestino prosperam com o quiabo, beneficiando a saúde do trato intestinal.
>Para diabetes: o quiabo ajuda a reduzir os níveis de açúcar no sangue.
Ajuda a melhorar a estrutura dos capilares sanguíneos.
>Usado para o tratamento de bronquite e pneumonia. Sua "baba" qualidade é um excelente remédio para o tratamento de gripe e resfriado.
>O quiabo é fonte de ferro, que ajuda na produção de glóbulos vermelhos e na prevenção e combate à anemia.
>Favorecer a desintoxição do organismo, dificultando o acúmulo de gordura corporal.
>O quiabo é anti-inflamatório e fornece uma camada protetora temporária para o trato digestivo, acelerando a cicatrização de úlceras pépticas.
>Contém folatos, cálcio, magnésio, vitamina K e, por isso, fortalece os ossos, previne a osteoporose e restaura a densidade óssea.>Na visão, o quiabo contém betacaroteno (precursor da vitamina A) e os antioxidantes luteína e zeaxantina, sendo, por isso, ótimo para prevenir problemas oculares como glaucoma e catarata
  
Espécie Início da colheita
Quiabo 70-80 dias
Época mais recomendada para o plantio
Sul Sudeste Nordeste Centroeste Norte
Out/Dez Ago/Mar Ano todo Ago/Fev Ano todo

Fonte Embrapa
Share:

0 comentários:

Postar um comentário