01/11/2016

Como plantar alcachofra

Como Plantar Alcachofra - Como Cultivar

Como plantar alcachofra

Nome popular – Alcachofra

Nome científico – Cynara scolymus L.

Descrição – A parte comestível é o botão floral. É fonte de vitamina C, ácido fólico, magnésio e potássio. É uma cultura perene, plantada por brotos retirados de plantas selecionadas. As mudas devem ter uma parte subterrânea que contenha algumas raízes e a parte aérea com 5 a 7 folhas. De cada planta são colhidos cerca de 20 botões.

Época e regiões para plantio – A cultura exige frio para se desenvolver bem, mas é sensível a geada.

Recomendações de aproveitamento – As flores são consumidas cozidas. Deve-se retirar a parte fibrosa central de cada alcachofra, isto é, os “espinhos”. Pode acompanhar carnes ou compor molhos e tortas.


Outros benefícios da alcachofra

A alcachofra serve para ajudar no tratamento de anemia, aterosclerose, diabetes, doenças do coração, febre, fígado, fraqueza, gota, hemorroidas, hemofilia, pneumonia, reumatismo, sífilis, tosse, ureia, urticária e problemas urinários.

A alcachofra é uma planta medicinal, também conhecida como Alcachofra-hortense ou Alcachofra comum, muito utilizada para emagrecer ou para complementar tratamentos, tais como: baixar o colesterol, combater a anemia, regular os níveis de açúcar no sangue e combater os gases, por exemplo.

As propriedades da alcachofra incluem sua ação anti esclerótica, depurativa do sangue, digestiva, diurética, laxante, anti-reumática, anti-tóxica, hipotensora e anti-térmica.
 
Contraindicações da alcachofra

A alcachofra está contraindicada para indivíduos com obstrução do ducto biliar, durante a gravidez e amamentação.

 

Espécie Início da colheita
Alcachofra 180-200 dias
Época mais recomendada para o plantio
Sul Sudeste Nordeste Centroeste Norte
Fev/Mar Fev/Mar * * *
*Não recomendável o plantio

Fonte Embrapa
Share:

0 comentários:

Postar um comentário