11/11/2016

Como plantar mandioquinha-salsa

Como Plantar Mandioquinha-Salsa - Como Cultivar


Como plantar mandioquinha-salsa

Nome popular – Mandioquinha-salsa, baroa, batata-baroa, mandioquinha, batata-salsa, batata fiúza e cenoura-amarela

Nome científicoArracacia xanthorrhiza Banc.

Descrição – Suas raízes são ricas em vitaminas do complexo B e carboidratos, além de minerais. É uma cultura de valor comercial alto em relação a outras hortaliças de raízes. O plantio é feito de brotos (filhotes) tirados de uma planta sadia. É feito em leiras e em solos bem drenados. A colheita é feita entre 8 e 12 meses após o plantio.

Época e regiões para plantio – É uma cultura de clima ameno e de elevadas altitudes. Na regiões Sudeste e Centro-Oeste, somente é possível o cultivo acima de 800 metros de altitude, e em Santa Catarina e Rio Grande do Sul, acima de 500 metros.


Solo: de textura média, profundo e bem drenado
Clima: preferência pelo ameno (de 15 ºC a 18 ºC)
Área mínima para plantio: 100 plantas em cerca de 30 metros quadrados
Colheita: inicia-se oito meses após o plantio

Ambiente para plantio: Com alguns cuidados como o pré-enraizamento ou a pré-brotação de mudas e a cobertura das leiras com palhada, o cultivo pode ser realizado o ano todo em regiões de clima ameno. Embora seja resistente ao frio, pode apresentar baixa produtividade quando ocorrem fortes geadas. 

Plantar mandioquinha-salsa: 
Cuidado com o manejo das mudas. Solte os propágulos (ramificações curtas) da touceira e lave-os para tirar o excesso de impurezas. Em seguida, por imersão, mantenha as mudas em solução de água sanitária a 5% durante dez minutos. Lave para retirar o excesso de cloro, deixe secar e faça um corte em bisel (cunha), garantindo cerca de 2 centímetros de reserva. O plantio pode ser diretamente no local definitivo no centro das leiras (camalhões). Para assegurar o pegamento das plantas, recomenda-se utilizar a técnica de pré-brotação em água ou o pré-enraizamento em canteiros, para depois realizar o transplante. O plantio da mandioquinha-salsa não demanda grande quantidade de insumos e se desenvolve melhor em solos de textura média, profundos e bem drenados. 

Espaçamento: Deve ser de 70 a 80 centímetros entre as leiras e de 30 a 40 centímetros entre plantas, de acordo com a variedade, o local e a época de plantio. Nos canteiros de pré-enraizamento, indica-se espaçamento de 5 a 10 centímetros entre linhas e entre plantas. No caso de pré-brotação em água, acomode as mudas por dez a 20 dias em recipientes semelhantes a potes de margarina de 200 gramas, com lâmina d’água de 2 centímetros, definida por furos que atuam como ladrão.
Cuidados: Prepare o solo com arado, seguido de uma ou duas gradagens. Levante as leiras em nível a fim de conter as águas pluviais ou de irrigação. Elas devem ter altura entre 15 e 20 centímetros. Com 60 dias ou mais de antecedência, faça a análise do solo para verificar a necessidade de adicionar calcário, ajustar o pH de 5,5 a 6,5, além de repor, por meio de adubação, outros nutrientes essenciais à planta, como potássio, fósforo e nitrogênio.
Produção: A colheita da mandioquinha-salsa ocorre a partir de oito meses após o plantio e pode se prolongar por dois a quatro meses. Pode ser manual, com o arranque das plantas do solo e destaque das raízes, ou com o uso de enxadões, quando a hortaliça estiver muito presa na cova. Lave as raízes em água corrente.

Recomendações de aproveitamento – Por ser de fácil digestão, é recomendada para alimentação infantil, de pessoas doentes e idosas. Pode ser vendida em caixas plásticas, depois de classificada por tamanho, ou embalada a vácuo, em porções menores, para melhor conservação. É muito utilizada para processamento em agroindústria, na fabricação de sopas prontas.

Espécie Início da colheita
Mandioquinha-Salsa 300-360 dias
Época mais recomendada para o plantio
Sul Sudeste Nordeste Centroeste Norte
Abr/Maio Abr/Maio * Abr/Maio *
*Não recomendado o plantio

Fonte Embrapa
Share:

0 comentários:

Postar um comentário