11/11/2016

Como plantar morango

Como Plantar Morango - Como Cultivar


Como plantar morango


Nome popular – Morango

Nome científicoFragaria X ananassa Duch.

Descrição – O morangueiro é uma planta rasteira. Forma pequenas touceiras que vão se alastrando pela emissão de estolhos (brotos). Esses brotos enraízam e formam novas plantas ao redor. Seu plantio em local definitivo é feito por mudas produzidas dos estolhos retirados da planta-mãe. A parte comestível é um pseudofruto, ou seja, um falso fruto, vermelho e rico em vitaminas A e C e sais minerais. O plantio é feito em canteiros e em solos bem drenados, para evitar o encharcamento.

Época e regiões para plantio – É originário de clima frio, mas não tolera geadas. Há cultivares adaptadas a temperaturas amenas (entre 15° e 25°C). Dias curtos de outono-inverno favorecem a frutificação. Temperaturas elevadas favorecem o crescimento vegetativo e deixam os frutos muito azedos.


Outras informações -  Escolha a cultivar para o plantio. Para o mercado in natura, são indicadas alleluia, camarosa, camino real, festival, IAC Campinas, IAC princesa isabel, oso grande, tudla e ventana, enquanto que, para a indústria, burkley, dover, IAC guarani e santa clara. Adquira em locais idôneos e com referência.
Ambiente: O morangueiro tem bom desenvolvimento em locais de clima subtropical e temperado. A faixa ideal para a floração e frutificação é de 13 oC a 26 oC. Deve ser cultivado a pleno sol, evitando a exposição a ventos moderados ou intensos. As flores e os frutos não suportam geada, granizo e chuvas intensas.

Transplante: As mudas enraizadas em bandejas, ou tubetes, praticamente não sofrem estresse no processo de transplante. Mas devem ser transportadas protegidas do vento e do sol. Recomenda-se ainda transportar as mudas de raízes nuas com o sistema radicular protegido por sacos de pano umedecidos. Separe umas das outras, retirando folhas velhas e doentes, e, para evitar que se desidratem, plante-as rapidamente. Podas de raízes não são indicadas, pois os ferimentos facilitam a contaminação de pragas e doenças.

Plantio: Entre abril e maio. São necessários canteiros com 25 a 30 centímetros de altura e 0,80 a 1,20 metro de largura. Deixe entre as plantas espaçamento de 35 por 40 centímetros. Metade do caule da muda deve ficar ao nível do solo, para evitar dificuldades na emissão de novas folhas, o que ocorre quando plantada muito profunda ou no surgimento de raízes laterais, devido ao plantio superficial. O solo mais adequado é o arenoso-argiloso, bem drenado e rico em matéria orgânica. Mantenha o pH entre 6 e 6,5 e faça a calagem se o solo for mais ácido.

Cuidados: Após 30 a 40 dias do transplante, indica-se cobrir o solo com plástico preto para proteger o morango do contato com a terra, da incidência de fungos e do acesso de plantas invasoras. Impurezas depreciam a qualidade da fruta e reduzem o período de conservação após a colheita. A adubação mais recomendada é a orgânica.

Recomendações de aproveitamento – Os morangos podem ser comercializados em caixas plásticas direto ao consumidor final ou podem ser destinados à agroindústria para a produção de sucos, geleias, doces. Pode ser ingrediente de vários produtos, como iogurtes, biscoitos e tortas.


Outros benefícios do morango
O morango é rico em vitaminas como, por exemplo, vitamina C, A, E, B5 e B6. Os principais minerais presentes no morango são: Cálcio, Potássio, Ferro, Selênio e Magnésio.Os morangos também são ricos em flavonoides, importante agente antioxidante no organismo dos seres humanos.Outra característica nutricional importante do morango é que ele possui boa quantidade de fibras alimentares (cerca de 2,5 gramas de fibras por 100 gramas de morango). Entre os principais benefícios do consumo de morangos para o organismo, podemos citar: fortalecimento do sistema imunológico, auxílio no bom funcionamento do sistema digestório, ação anti-inflamatória, auxilio no processo de cicatrização de ferimentos, entre outros benefícios.


Espécie Início da colheita
Morango 70-80 dias
Época mais recomendada para o plantio
Sul Sudeste Nordeste Centroeste Norte
Mar/Abr Mar/Abr * Fev/Mar *
*Não recomendado o plantio

Fonte: Embrapa, Revista Globo Rural
Share:

0 comentários:

Postar um comentário