Como Plantar Pepino - Como Cultivar
Nome científico – Cucumis sativus L.
Descrição – É uma planta da mesma família da abóbora e do chuchu. Pode ser trepadeira se tiver suporte. Em geral, necessita de abelhas para polinizar e formar os frutos. Há cultivares, entretanto, que produzem frutos sem a necessidade de polinização. Atualmente são encontrados cinco tipos de pepino do mercado: grupo Caipira, grupo Aodai, grupo Japonês, grupo Holandês (Beith-alpha) e grupo Agroindustrial (usado na fabricação de picles). Adapta-se melhor em solos arenosos e ricos em adubação orgânica. Pode ser plantado via semente em local definitivo ou por mudas, semeadas em bandejas. Deve-se ralear os frutinhos mal formados logo que o problema ocorrer.
Época e regiões para plantio – É uma cultura de clima quente, e se adapta a temperaturas amenas (entre 15° e 25°C). Frio e geada prejudicam e podem até destruir a cultura. No inverno não muito rigoroso pode ser cultivada em casas de vegetação (estufa), podendo se beneficiar dos melhores preços no mercado.
Outras informações - O pepino tem variedades para consumo in natura – caipira, aodai e japonês –, com tamanhos que variam de dez a 30 centímetros de comprimento, e para conserva, que não ultrapassam dez centímetros de comprimento. Os mais cultivados por aqui são os do grupo aodai, enquanto os caipiras se destacam nos plantios realizados especialmente na Região Centro-Oeste. Ambos têm produção mais comum a céu aberto.
Ambiente: Clima quente, com temperaturas entre 26 e 28 ºC, é o mais adequado para o plantio do pepineiro. Em regiões mais frias, o cultivo deve ser realizado em locais protegidos, onde seja possível monitorar a variação da temperatura. Dê preferência a solos areno-argilosos, férteis, ricos em matéria orgânica, bem drenados e que não apresentem acidez elevada.
Plantio: A céu aberto, coloque de três a quatro sementes em cada cova de 1,5 a dois centímetros de profundidade, com espaçamento de 1,5 metro, em um dos lados do sulco. Deixe uma ou duas plantas por cova ao fazer o desbaste, quando contarem com duas ou três folhas definitivas. A germinação ocorre cinco dias após o plantio e leva mais 25 dias para a floração.
Tutoramento: O pepineiro pode ser plantado no sistema rasteiro, porém, o estaqueamento facilita os tratos culturais e a colheita, inclusive diminui riscos de ataque de doenças, deformação e má coloração. O tutoramento é feito em linhas duplas, com estacas de bambu ou de madeira com 2,2 a 2,5 metros de comprimento. Devem ficar apoiadas em um arame de 1,2 a 1,8 metro de altura do solo. À medida que a planta for se desenvolvendo, é preciso fazer amarrações.
Cuidados: O solo deve ser mantido úmido por meio de distribuição de água nos sulcos de 30 a 40 centímetros de abertura e 25 a 30 centímetros de profundidade, ou da irrigação pelo sistema de gotejamento, microaspersão ou aspersão convencional. O raleio feito com uma ferramenta cortante, faca ou tesoura também é necessário para que a planta torne-se mais vigorosa. Mantenha a cultura limpa para evitar o ataque de plantas daninhas.
Adubação: Faça a análise do solo para saber a necessidade de calagem, com uso de calcário dolomítico fino. Para uma boa produção do pepino, o terreno deve ter pH de 5,8 a 6,8. Por cova, utilize de 80 a 100 gramas de adubo químico com fórmula 4-14-8 ou 4-16-8 (NPK). Na adubação de cobertura, aplique 15 gramas por planta de nitrogênio, sob a forma de nitro-cálcio ou sulfato de amônio, após a formação dos primeiros frutos, e mais duas vezes com intervalos de 20 dias.
Recomendações de aproveitamento – Os frutos podem ser acondicionados em caixas plásticas ou de papelão, devendo ser classificados para que o produtor obtenha melhores preços. São consumidos crus em saladas ou em conservas, na forma de picles.
Outros benefícios
O pepino é uma fonte de vitaminas do complexo B que são as maiores responsáveis pela manutenção da saúde emocional e mental do ser humano, além de ajudar a manter a saúde dos nervos, pele, olhos, cabelos, fígado e boca. Hidrata o corpo e repõe vitaminas diárias: pepinos contém cerca de 95% de água, isto colabora para hidratar e eliminar as toxinas presentes no corpo. O pepino é conhecido por conter lignanas. Esta substância fenólica tem um histórico de pesquisas que a relaciona com a redução do risco de vários tipos de câncer, incluindo câncer de mama, ovário, útero e próstata. Pepinos contém bastante açúcar, vitaminas A, B e eletrólitos, além de inúmeros outros resultados benéficos em seu consumo.
Espécie | Início da colheita |
---|---|
Pepino | 45-60 dias |
Época mais recomendada para o plantio |
---|
Sul | Sudeste | Nordeste | Centroeste | Norte |
Set/Fev | Set/Fev | Ano todo | Jul/Nov | Abr/Set |
Fonte: Embrapa, Revista Globo Rural
0 comentários:
Postar um comentário