11/11/2016

Como plantar pimenta

Como Plantar Pimenta - Como Cultivar


Como plantar pimenta

Nome popular – Pimenta

Nome científicoCapsicum frutescens L.; Capsicum baccatum L.; Capsicum chinense Jacq., Capsicum praetermissum L.; Capsicum. Annuum L.


Descrição – As pimenteiras são arbustos, que produzem frutos, em sua maioria, de sabor ardido ou picante. Há, entretanto, algumas “pimentas doces”, que não ardem. São fontes de vitamina A, B e C. Há pimentas de vários formatos e cores. Preferem solos bem drenados. O plantio é feito por mudas, semeadas em bandejas, deixando 1,3 a 1,5 metro de distância entre elas. Baixas temperaturas podem provocar queda de frutinhos.

Época e regiões para plantio – São exigentes em calor e sensíveis a baixas temperaturas e intolerantes a geadas. Por isso, devem ser cultivadas preferencialmente nos meses de alta temperatura. Em regiões de baixa altitude, onde o inverno é ameno, as pimentas podem ser plantadas o ano inteiro.

Recomendações de aproveitamento – Podem ser vendidas in natura ou processadas na forma de pó, flocos, picles, escabeches, molhos líquidos, conservas de frutos inteiros, geleias etc. As pimentas picantes ainda são utilizadas pela indústria farmacêutica, na composição de pomadas para artrose e artrite, e também pela indústria de cosméticos, na composição de xampus anti-quedas e anticaspas.


Outros benefícios da pimenta

A pimenta tem baixo valor calórico e é rica em carboidratos e fibras alimentares, melhorando o funcionamento de todo o organismo.Também contém vitamina A (carotenoides, como o betacaroteno), vitaminas do complexo B, vitamina C, vitamina E e flavonoides. Essas últimas são substâncias importantes para neutralizar a ação de radicais livres. Zinco, potássio e cálcio também são encontrados no condimento.
 
Propriedades
 
>Previne o envelhecimento precoce  - A pimenta do gênero capsicum (vermelha, malagueta, dedo-de-moça, cambuci, jalapeño, americana, cumari-do-pará, de cheiro, murupi, entre outras) possui antioxidantes, devido à presença de capsaicina. Com isso, previne a oxidação das células e evita o envelhecimento precoce de todo o organismo.
>Melhora o sistema digestivo - O consumo de todos os tipos de pimentas aumenta a produção de saliva, o que auxilia na mastigação e protege a saúde bucal. A secreção gástrica também é estimulada, produzindo-se enzimas e sucos gástricos. O resultado é maior sensação de bem-estar após a refeição.
>A pimenta ainda possui substâncias que protegem o sistema digestivo contra lesões da mucosa gástrica, pois aumenta a produção de muco gástrico.
>Rico em antioxidantes, flavonoides e vitamina C, esse alimento age diretamente na prevenção de doenças crônicas, como diabetes e câncer. Contribui também como desintoxicante do sangue, limpando as impurezas e fortalecendo o sistema imunológico.
>A capsaicina presente no alimento ainda previne o acúmulo de gordura na região abdominal, eliminando as famosas gordurinhas localizadas.
>O consumo da pimenta estimula o sistema nervoso, aumentando a produção e a liberação de catecolamina, noradrenalina e adrenalina. Com isso, ocorre a diminuição do apetite e, consequentemente, da ingestão calórica nas refeições seguintes.
>Outro grande benefício da pimenta é o auxílio no controle da pressão arterial, além de manter os níveis de LDL e triglicerídeos sob controle.
>A pimenta contribui ainda para a saúde do coração e do sistema circulatório. Possui propriedades vasodilatadoras, que impedem a formação de coágulos e aumenta o calibre de vasos sanguíneos. Dessa maneira, reduzem-se os riscos de ataque cardíaco e de acidente vascular cerebral.

 
Espécie Início da colheita
Pimenta 90-120 dias
Época mais recomendada para o plantio
Sul Sudeste Nordeste Centroeste Norte
Set/Fev Ago/Mar Ano todo Ago/Dez Jul/Dez

Fonte Embrapa
Share:

0 comentários:

Postar um comentário