01/11/2016

Como plantar acelga

Como Plantar Acelga - Como Cultivar

Como plantar acelga

Nome popular – Acelga

Nome científicoBeta vulgaris L. var. cicla

Descrição – A acelga é da mesma família da beterraba e se diferencia pelo grande desenvolvimento das folhas e do talo, que são as partes comestíveis. Rica em fibras e vitaminas A e C, além de ser fonte de sais minerais como cálcio e ferro. O ciclo pode prolongar-se por cerca de 100 dias, sendo que a colheita inicia-se entre 60 – 70 dias após o plantio.

Época e regiões para plantio – Desenvolve-se melhor sob temperaturas amenas (entre 15° e 25°C), sendo plantadas geralmente nos períodos de outono e inverno em regiões de baixa altitude. E regiões mais altas, com verão suave, pode-se plantar durante todo o ano.


Plantio

O espaçamento recomendado para esta cultura é de 20 x 40 cm. com 3-4 sementes por cova.
A semeadura é feita em local definitivo, sendo que o terreno deve ser devidamente preparado para receber as sementes.

Para se obter melhores porcentagens de germinação, devem deixar de molho as sementes 24 horas antecedendo ao plantio. Quando as plantinhas tiverem alcançado 10 a 15cm. de altura, procedemos ao desbaste, deixando uma planta somente por cova.

O solo deverá ser rico em nutrientes, de preferência com PH a rondar 6,5. Esta hortaliça gosta de umidade suficiente, mas nunca encharcada, em local bem exposto ao sol ou sombra parcial.  

Depois, são colocadas na terra devidamente preparada, a cerca de 2,5 cm de profundidade e distância de 8 cm, umas das outras. A Acelga, para boa o seu bom desenvolvimento, pede local com boa luminosidade. Também precisa receber algumas horas de sol ao dia. Ao ser plantada em regiões de clima quente, dê preferência a um local que possua sombra parcial.
 
Faça uma análise previa do solo e certifique-se que ele tenha boa drenagem,  que seja fértil para o cultivo da planta, seja rico em matéria orgânica e também em nitrogênio. Irrigar de forma a manter o solo sempre úmido, sem que permaneça encharcado. Transplantar quando as mudas atingem aproximadamente 5 cm de altura. Recorra às adubações caso a cultura não esteja se desenvolvendo de modo satisfatório.

Recomendações de aproveitamento – Pode ser consumida crua, em saladas, e refogada como a couve. É vendida em maços, e os caules podem ser consumidos fritos ou cozidos em sopas.

Outros benefícios da acelga

Ajuda a formação do esmalte dos dentes, asma, é auxiliar do crescimento, auxiliar dos movimentos intestinais, previne cálculos biliares, chagas, colecistite, cólicas hepáticas, cólicas renais, colite, conservar a pele e mucosas, contusões, dermatoses (eczema etc.), diabete melito, disúria, enfermidades do fígado, enterite; evita problemas do aparelho digestivo, do sistema nervoso e da pele; feridas; fragilidade dos ossos e dentes; furúnculos, gastrite, gota, hemorragias intestinais, hemorroidas, infecções, nefrite, prisão de ventre, queimaduras, regimes de emagrecimento, reumatismo, úlceras, vista cansada, vômitos de sangue.

Altos níveis de antioxidantes encontrados nesse vegetal, podem prevenir doenças cardiovasculares e câncer. Um estudo realizado em 2008, e publicado no American Journal of Clinical Nutrition, demonstrou que dietas ricas em potássio diminuem o risco de ataques cardíacos e enfartos, fortalecendo a resistência dos vasos sanguíneos. Outro estudo demonstrou que o uso de acelga reduz as lesões pré-cancerosas do cólon.
Espécie Início da colheita
Acelga 60-70 dias
Época mais recomendada para o plantio
Sul Sudeste Nordeste Centroeste Norte
Fev/Jul Fev/Jul * * Abr/Jun
*Não Recomendado

Fonte Embrapa
Share:

0 comentários:

Postar um comentário