11/11/2016

Como plantar melão

Como Plantar Melão - Como Cultivar


Como plantar melão

Nome popular – Melão

Nome científicoCucumis melo L. var. inodorus Naud.

Descrição – A planta é muito parecida com a da melancia. As cultivares de melão estão distribuídas em dois grupos: inodorus (de casca firme e polpa usualmente branca), e aromáticos (de casca mais frágil e com aroma e sabor mais fortes). É uma cultura exigente em adubação. Pode ser plantada por mudas feitas em bandejas ou copinhos. É necessário girar os frutos, expondo toda a superfície à luz do sol para obter uma cor mais uniforme.

Época e regiões para plantio – É uma planta de clima quente e todas as fases de desenvolvimento da planta são prejudicadas por baixas temperaturas (temperatura mínima ideal é em torno de 20°C). Não tolera frio nem geadas. Dias e noites quentes e baixa umidade relativa do ar são as condições ideais para essa cultura.


Solo: areno-argilosos, soltos, profundos e bem drenados
Clima: temperatura de 25 a 35 graus e baixa umidade relativa
Área mínima para plantio do melão: em média, 0,8 metro quadrado para cada melão

Plantio do melão - comece a plantar melão em períodos de pouca chuva, por isso descarte a estação das águas. Também escolha um local de cultivo onde há bastante incidência de sol, predomine o clima quente e não haja muitas correntes de vento. Em regiões com temperaturas amenas, recomenda-se o plantio entre outubro e fevereiro. Além de local com clima quente, o melão apresenta bom desenvolvimento se plantado em solos profundos e bem drenados, com textura areno-argilosa e soltos. O pH deve estar entre 6,4 e 7,2, caso contrário, faça correção dois meses antes do plantio. 

Espaçamento - as medidas para a cultura do melão são de 2 metros entre fileira e de 0,3 a 0,5 metro entre plantas. Faça covas de 2 a 3 centímetros de profundidade, coloque de 2 a 3 sementes e cubra com areia e esterco. Bandejas de isopor e tubetes são outras opções indicadas para produção de mudas.

Cuidados básicos com a cultura do melão - evite prejuízos que podem ocorrer na plantação de melão com o uso de cobertura morta na área de cultivo. Os frutos não devem ficar em contato com o solo, meio que facilita o ataque de pragas e doenças, como lagartas, fungos e bactérias, além de manchas brancas, que também podem surgir na casca do melão. Por isso gire-os regularmente. Desbaste as plantas quando aparecerem de quatro a cinco folhas. As mais fracas devem ser retiradas.

Irrigação - o cultivo de melão necessita ser irrigado com frequência, mas deve ser feito até três dias antes da colheita para aumentar os açúcares nos frutos. O uso de sistemas de gotejamento com fertirrigação oferece bons resultados. A fertirrigação é o sistema onde o adubo é adicionado diretamente à água. Em cada fileira de cultivo, instale mangueiras com gotejadores espaçados a 50 centímetros de distância.

Polinização - o meloeiro se multiplica pela reprodução cruzada, tarefa bem executada pelas abelhas quando saem em busca de néctar das flores. No voo, de um lado para o outro, os insetos carregam pólen de uma planta para outra.

Produção - os frutos estão prontos de 55 a 75 dias após o plantio, dependendo da variedade. Em regiões de temperaturas amenas, o ponto de colheita ocorre, aproximadamente, 100 dias após o semeio. Escolha as horas mais frescas para a colheita, o que pode ser realizada a cada três ou cinco dias. Ao retirar a fruta, deixe um pequeno ramo de 1 a 3 centímetros de comprimento.

Recomendações de aproveitamento – O melão é geralmente consumido in natura e na forma de sucos. Deve-se ter bastante cuidado no transporte, colocando-os em caixas de papelão. Tem sido uma excelente opção para produtores do semi-árido nordestino.
Espécie Início da colheita
Melão 80-120 dias
Época mais recomendada para o plantio
Sul Sudeste Nordeste Centroeste Norte
* Set/Fev Mar/Set Set/Dez Abr/Ago
*Não recomendado o plantio

Fonte Embrapa
Share:

0 comentários:

Postar um comentário