Como Plantar Maçã - Como Cultivar
Típica de clima frio, a macieira, trazida pelos primeiros colonizadores europeus para as terras brasileiras, encontrou inicialmente em Santa Catarina as condições adequadas para seu cultivo. Ao avançar para o Rio Grande do Sul e Paraná, passou a formar, até hoje, o principal polo produtor da fruta.
Aos poucos, a pomicultura se espalhou pelo país, mas só começou a prosperar comercialmente nos anos 1960, quando grandes empresas instalaram pomares e montaram infraestrutura para o desenvolvimento da fruteira. De lá para cá, a incorporação de novas tecnologias na cadeia de produção da macieira resultou em aumento significativo da qualidade e do volume colhido da fruta, passando a abastecer o mercado internacional.
A popularidade da maçã, contudo, mantém promissora a atividade do plantio para pequenos agricultores. Sem ocupar muito espaço, com tronco de 50 a 100 centímetros de altura – chega a atingir 2 metros de altura em pomares comerciais –, copa arredondada ou cônica, com flores brancas ou róseas perfumadas, a fruteira pode ser plantada em sítios, chácaras e quintais de residências, gerando produções que podem explorar oportunidades próximas à plantação.
A atividade começou a prosperar comercialmene só nos anos 1960, quando grandes empresas instalaram pomares e montaram infraestrutura
Cerca de 80% da maçã produzida no Brasil é destinada para o consumo in natura. O restante é enviado para a fabricação de suco, sidra, vinagre, geleia, compota, purê, chips, maçã desidratada para chá e polpa para alimentos infantis, doces e iogurtes.
Com polpa branca ou creme e muita água, envolvida por casca verde, amarelada, vermelha ou rosada, a fruta é rica em vitaminas A e C, fibras e sais minerais. Ainda tem propriedades que diminuem o colesterol e o risco de doenças cardiovasculares, previnem câncer, alergias e irritações, ajudam na circulação sanguínea, fortalecem os pulmões e evitam cáries.
A macieira pertence à família Rosaceae, a mesma da pereira, do pessegueiro, da ameixeira e da cerejeira. Apesar de controvérsia entre pesquisadores, a origem da maçã tem a Ásia Central como hipótese mais aceita. Graças às migrações dos povos, a fruta foi levada para a Europa e, a partir do século XVII, foi introduzida nas Américas, Oceania e África.
Como Plantar
Início: Favoreça a polinização cruzada intercalando uma macieira polinizadora, que apresente compatibilidade de pólen e coincidência de época de floração, com uma produtora. Também facilite o processo instalando colmeias de abelhas por perto. De julho a setembro é o período mais adequado para iniciar o cultivo.
Variedades: As principais no país são a gala e a fuji ou seus clones coloridos. O brasileiro gosta de maçã de tamanho entre 6,5 e 8,5 centímetros de diâmetro, com sabor doce ou baixa acidez, firme, suculenta e com casca vermelha. No entanto, existem nichos de mercado que remuneram bem frutas mais ácidas. As precoces, que são colhidas e já vendidas, têm a vantagem de não precisarem de armazenamento.
Local: A temperatura ideal para o período vegetativo varia de 18 °C a 23 °C, não ultrapassando, no verão, os 25 °C. Durante o inverno, é necessário que seja acumulado um determinado número de horas de frio abaixo de 7,2°C, para que as plantas superem a dormência típica da espécie. A chuva é importante para a cultura e, se houver ventos fortes no local, adote plantas quebra-ventos como cerca.
Propagação: A mais recomendada é a enxertia. Colete estacas com 10 a 15 centímetros de comprimento e que estejam mais distantes das raízes e de ramos com apenas um ciclo, pois enraízam mais facilmente. As estacas dormentes coletadas durante o inverno demoram mais, porém, são mais simples e baratas. Comercialmente, a produção de porta-enxertos se dá por mergulhia e, depois, é realizada a enxertia da cultivar.
Plantio: Prepare o solo com aplicação da metade da dose indicada de calcário, subsolagem a 60 centímetros e limpeza do terreno retirando pedras, restos de raízes e tocos. Se o plantio for comercial, há necessidade de estrutura de tutoramento das plantas.
Espaçamento: Habitualmente, utiliza-se a distância de 4 metros entre filas e 0,8 metro a 1,2 metro entre plantas. As covas, recomendadas para plantios em pequenas áreas, não precisam ser muito profundas.
Cuidados: Realize análise do solo e foliar e obtenha orientações da quantidade de nutrientes a ser aplicada com o órgão de assistência técnica da região. O raleio até 30 dias após a plena floração é necessário para evitar que o excesso de maçãs possa comprometer a estrutura e o vigor inicial. Nos primeiros dois anos, retire todos os frutos que se formarem para permitir o crescimento adequado das plantas.
Técnicas de manejo atuais permitem obter maçãs a partir do terceiro ano após o plantio. A safra brasileira em regiões mais quentes inicia-se no final de dezembro, enquanto se estende até o início de maio em áreas mais frias. Colha manualmente os frutos por meio de uma pequena torção do pedúnculo, que deve ser mantido aderido às maçãs, para melhor conservação delas no pós-colheita.
Resumo:
Solo: bem drenado e não compactado.
Clima: de 18 °C a 23 °C durante o período vegetativo; com limite máximo de 25 °C no verão; e no inverno abaixo de 7,2 ºC por um determinado número de horas.
Área mínima: pode ser plantada em quintais de residências.
Colheita: a partir do segundo ou do terceiro ano após o plantio.
Fonte - Revista Globo Rural
0 comentários:
Postar um comentário